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2 de Maio de 2024

História e cultura afro-indígena no currículo escolar

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Bianca Rosa, da EE Jardim Buscardi, de Matão, apresentou, pelo Partido da Cultura e Educação, o Projeto de Lei nº 10, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena", através do estudo da literatura brasileira e da contribuição das línguas africanas e indígenas na formação da identidade linguística do Brasil.

A parlamentar observa que de acordo com a Lei nº 9.394 e sua alteração pelas Leis nºs 10.639/2003 e 11.645/2008, é obrigatório o ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" na composição da história do Brasil, identificando a importância destes povos para a construção de nosso país. Entretanto, a forma com que esta temática deve ser abordada não é clara, assim como as atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar.

Segundo Larissa, estudando as diferentes escolas literárias e seus respectivos escritores pode-se analisar de forma crítica a sociedade brasileira e seu processo de formação, já que as obras literárias têm o objetivo de retratar a sociedade de sua época.

Desta forma, assevera a propositora, crianças e adolescentes entenderão a importância deste resgate cultural e terão a possibilidade de firmar a identidade cultural e, principalmente, aprender a valorizá-la.





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