jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Homem é solto após passar 210 dias preso injustamente

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos
3
0
2
Salvar

Na última quinta-feira, dia 4 de fevereiro, um homem que havia sido preso injustamente foi solto após pedido realizado pelo Ministério Público Federal em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

O homem que passou 210 dias preso havia sido condenado por falsificação de moedas e teria de cumprir 1.080 horas de prestação de serviços comunitários, dos quais cumpriu 60. Em julho do ano passado, o homem foi preso para que fosse a uma audiência justificar o motivo da interrupção dos serviços comunitários. Todavia, a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo só comunicou a prisão à Justiça no último dia 29 de dezembro.

Os 210 dias na prisão contabilizaram 5.040 horas de encarceramento, mais do que o quádruplo das horas às quais fora condenado em prestação de serviços.

“É vergonhosa a omissão do Estado em avisar ao Juízo para que pudéssemos analisar as causas de descumprimento da pena alternativa. A violação do direito fundamental à liberdade é grave”, disse Raquel Cristina Rezende Silvestre, procuradora da República.

O pedido de soltura emitido pelo Ministério Público Federal em Guarulhos foi atacado pela Justiça Federal, em decisão do juiz Federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida que considerou a pena integralmente cumprida e extinguiu a punibilidade do cidadão.

“O preso tem família, cinco filhos e esposa, os quais foram privados de sua presença em razão desse erro estatal. Lamentável que um ser humano, sob custódia do Estado, seja esquecido”, disse o juiz.

A Justiça Federal quer identificar os responsáveis pelo erro administrativo e apurar a demora das secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública para comunicar a prisão do condenado.

Fonte: MPF

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores473
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações782
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-solto-apos-passar-210-dias-preso-injustamente/304237761
Fale agora com um advogado online