jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Hora extra e regimes de prontidão e sobreaviso

Publicado por Correio Forense
há 16 anos
1
0
0
Salvar

O tempo excedente nos regimes de prontidão e sobreaviso deve ser remunerado como hora extra. Esse foi o entendimento unânime da Segunda Turma do TRT de Goiás que deferiu parcialmente pedido de ex-empregado da Companhia Energética de Goiás (Celg).

O desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho, relator do processo, afirmou que a prontidão e o sobreaviso são regimes excepcionais de trabalho, que limitam os direitos dos empregados e, por isso, os dispositivos que os prevêem devem ser interpretados restritivamente. "A regra geral é que o período à disposição do empregador seja considerado como de efetivo serviço. Assim, como a prontidão e o sobreaviso constituem situação extraordinária, os plantões não podem ser prorrogados além do tempo previstoemlei", assinalou o relator.

Consta dos autos que somente houve comprovação de trabalho além do limite legal no regime de sobreaviso.

Assim, a Turma decidiu que o tempo excedente deve ser remunerado com adicional de 100%, conforme Plano de

Cargos e Salários da empresa. (RO-01489 -2007-006-18-00-1).

A Justiça do Direito Online

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações176
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hora-extra-e-regimes-de-prontidao-e-sobreaviso/21273
Fale agora com um advogado online