jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Hospital Lago Sul é condenado a pagar indenização de R$ 30 mil por assédio moral

0
0
0
Salvar

Na reclamação trabalhista, a autora da ação também narrou que não lhe era dada nenhuma atividade para desempenhar na jornada de trabalho e que, por isso, se sentiu humilhada, razão pela qual foi ainda motivo de chacota. Em sua defesa escrita, a empresa negou a prática de qualquer ato que caracterizasse assédio moral contra a empregada. No entanto, o magistrado responsável pela sentença decretou a confissão ficta do Hospital Lago Sul, porque seus representantes não compareceram à audiência de instrução para apuração do caso.

Evidencia-se, desse modo, a existência do dano pelos prejuízos correlatos, o ato ilícito do empregador e o nexo causal a amparar o pedido indenizatório formulado. Por todo o exposto, à luz dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, considerando a intensidade do sofrimento experimentado pela obreira, a capacidade econômica do empregador e a natureza pedagógica da sanção compatível à reprovação da conduta ofensiva, condeno a reclamada, decidiu o juiz Luiz Fausto Marinho de Medeiros.

Estabilidade e rescisão indireta

A trabalhadora obteve ainda o direito a rescindir indiretamente o contrato de trabalho e teve reconhecida a estabilidade provisória por estar usufruindo de auxílio-doença. A estabilidade provisória no emprego é garantida ao segurado que sofreu acidente do trabalho pelo prazo mínimo de doze meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, explicou o magistrado, que determinou o pagamento de uma indenização substitutiva do benefício, durante um ano, equivalente ao salário mensal da trabalhadora.

(Bianca Nascimento)

Processo nº 0001749-49.2013.5.10.016

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 imprensa@trt10.jus.br

  • Publicações4127
  • Seguidores630625
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-lago-sul-e-condenado-a-pagar-indenizacao-de-r-30-mil-por-assedio-moral/156815128
Fale agora com um advogado online