jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

IMPOSTO SOBRE A EXPORTAÇÃO DE SUCATA DE FERRO É DEBATIDO

Publicado por LegisCenter
há 11 anos
0
0
0
Salvar

O Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e de Aço (INESFA) apresentou nesta quarta-feira (23) o estudo "O setor da Sucata de Ferro e o impacto da adoção de impostos sobre a exportação desse insumo no Brasil".

Em agosto do ano passado, as principais indústrias do aço do Brasil solicitaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a taxação da exportação de sucata. As siderúrgicas alegam que há falta desse insumo, uma das principais matérias-primas para produção do aço, e pedem a taxação como medida de "reciprocidade" para os países que adotam essa prática.

Segundo as empresas de sucata de ferro e aço, no entanto, não há escassez do produto e, no comércio internacional do insumo, o Brasil é um país "pequeno".

O comércio atacadista de sucata ferrosa no Brasil atingiu R$ 6,38 bilhões em receita operacional líquida em 2010, com um aumento de 30% (R$ 1,57 bilhão), em comparação com 2009. Entre 2007 e 2011, o setor aumentou em 12,5% a geração de empregos.

O Brasil conta hoje com 5.475 empresas de comércio atacadista de resíduos e sucata no País.

  • Publicações9017
  • Seguidores389766
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações860
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposto-sobre-a-exportacao-de-sucata-de-ferro-e-debatido/100307455
Fale agora com um advogado online