jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Incaper dá dicas de agroturismo para diversificar lazer no verão

há 15 anos
0
0
0
Salvar

Os famosos balneários do Espírito Santo, como Anchieta, Manguinhos, Vila Velha e Guarapari, recebem centenas de visitantes no verão, interessados em relaxar nas belas praias do litoral capixaba. Entretanto, estes locais também oferecem outras opções de lazer. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), preparou um roteiro de agroturismo como opção para ampliar a programação de férias de capixabas e turistas.

Que tal tirar um dia para conhecer as exuberantes paisagens do Estado, entrar em contato com a lida no campo, consumir produtos saudáveis e experimentar as particularidades da agroindústria local? É o que sugere a coordenadora do Programa de Agroturismo do Incaper, Maria das Dores Perim.

O passeio alternativo no meio rural é uma novidade para muitas das crianças que vivem na cidade e estão acostumadas com o lazer apenas na praia. Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de ver de perto uma galinha ou uma vaca sendo ordenhada. Conhecer a vida no campo e ter contato com a natureza e com os animais é um rico aprendizado, afirma.

Para que isso ocorra, não é preciso viajar muitas horas para cidades do interior. Na zona rural de Vila Velha, por exemplo, a poucos minutos do centro, as propriedades dos circuitos de agroturismo recebem grupos de crianças e adolescentes para visitas, que incluem contato com animais, passeios por trilhas ecológicas, comercialização de produtos caseiros, dentre muitas outras atrações.

De acordo com o diretor presidente do Incaper, Gilmar Dadalto, o Instituto participa do fomento ao agroturismo no Espírito Santo por meio da assistência técnica aos produtores rurais e da elaboração das rotas e circuitos pelas propriedades rurais. Durante todo o ano são realizados cursos sobre a confecção de produtos artesanais e alimentos caseiros para serem oferecidos aos visitantes e organizados eventos ao ar livre, como caminhadas ecológicas, disse ele.

Vila Velha

A 15 km do centro de Vila Velha e às margens do Rio Jucu está o Rancho Forte, que oferece passeios a cavalo e de charrete; trilha pelo seringal, onde é possível conhecer a extração do látex das seringueiras; visita às ruínas jesuíticas, que datam no início do século XVIII; manuseio de plantas na horta; viveiro de pequenos animais; entre outras atividades. No local pode-se ainda degustar comida caseira e pratos típicos no Estado, no restaurante com vista para o Rio Jucu.

Para mais obter informações pode-se acessar o site www.ranchoforte.com.br ou pelo telefone

Bem próximo está também a Fazenda Rico Caipira, que apresenta criação de gado de leite, preservação do meio ambiente com 25 hectares de Mata Atlântica e produção de iogurte e outros produtos lácteos. Está aberto para visita à propriedade, à fábrica e lojinha de produtos. O site da Fazenda é www.ricocaipira.com.br e o telefone é (27) 3244-4404.

A fazenda Liberdade do Xuri fica a 22 km do centro de Vila Velha e a apenas 6 km da Rodovia do sol. As atrações incluem passeios a cavalo, charrete, ponte que balança, tirolesa, contato com animais como galinhas, gansos, perus, patos, preás e pavões, com bois e vacas, além de piscinas e playgroud. Contato: (27) 3033-0099 / 9981-2230.

Guarapari

Em Guarapari, apenas 12 km de distância separam as praias da região serrana do município, que apresenta clima ameno e belas paisagens naturais, como matas, vales, montanhas, cachoeiras, quedas dágua, cavernas, grutas, e ainda propriedades rurais que apresentam a atividade agropecuária e comercializam produtos caseiros.

Uma das regiões que oferece diversos atrativos para visitantes é o distrito de Rio Calçado, localizado a partir do km 4 da ES-388 , que se inicia no Km 318 da BR 101 Sul, com acesso por 3 vias: Amarelos, Trevo Guarapari e Viana.

Comunidade de Rio Claro

- Grutas Nossa Senhora das Graças e Caverna Pés dos Quilombolas Propriedade do Sr. Pedro Rosa - 9978-1448

- Produtos agroindústria (Dona Cecília) 99538023

Comunidade de Mucambo

- Pesque-pague Bom Jesus Manoel Lima da Vitória 98166714

Comunidade Amarelinhos

- Produtos naturais como mel, palmito, frutas diversas Sitio Santa Giulia 9955-5342

Comunidade de jacarandá e Pernambuco

- Queda dágua, piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e caminhadas Hideraldo 98698553

Comunidade Nova Esperança

- Piscina natural, área de camping com casa centenária, caminhadas, trilhas, banho no rio e produtos caseiros como queijo, pão, licores etc.

Rosangela 99221816;

Comunidade de Almirante

- Vista panorâmica dos vales

- Produtos caseiros (biscoitos, Paes, cocadas, brevidade, panetone e muitos outros) Aparecida e Francisca Saith 98646824.

Serra

Na Serra, próximo às belas praias de Jacaraípe, Manguinhos, Nova Almeida e Carapebus, pode-se encontrar também quatro circuitos agroturísticos: Guaranhuns, Muribeca, Pitanga e Das Águas, que proporcionam ao visitante entrar com contato com o dia-dia do campo, apreciar belezas naturais e consumir produtos confeccionados pelos agricultores familiares locais.

No Circuito Guaranhuns, o Sítio Recando Mestre Álvaro, que está localizado em Serra-Sede, no entorno norte do monte Mestre Álvaro, é uma boa opção. O sítio possibilita ao turista passear por trilhas ecológicas, banhar-se em bica natural, passear a cavalo ou de charrete, além de experimentar uma deliciosa comida no fogão à lenha.

Funcionamento: De quinta a domingo e feriados das 10 às 18 horas.

Contato: (27) 3074-7445 / 9839-5484

Ainda no mesmo circuito, está a Fazenda III Marias, que oferece café colonial, banho na represa, passeio a cavalo e de charrete, rapel, trilhas ecológicas e pesque-pague. No local também são comercializados produtos como geléias, doces, queijos, iogurtes, licores, pães e bolos.

Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h (através de agendamento)

Contato: (27) 9231-8786 Srª Márcia e Sr. Rodrigo Ribeiro

E-mail: mardettmamm@hotmail.com

No Circuito Pitanga está a Fazenda Rosiqueli, que oferece um delicioso café colonial com variedade de bolos, cuscuz, arroz doce, banana da terra, batata doce, tortas e sucos naturais de frutas colhidas na própria fazenda.

Funcionamento: Aos domingos e feriados, das 16 às 19h30, com agendamento antecipado.

Contato: (27) 3341-1161 Srª Celina Ribeiro

Mais informações acessar o site da Prefeitura Municipal da Serra

Anchieta

O passeio pelo Circuito dos Imigrantes fica a apenas quatro quilômetros da sede de Anchieta e pode ser feito em uma tarde. Em um percurso de 45 quilômetros, o visitante pode conhecer a cultura dos imigrantes italianos e passar por diversas propriedades que apresentam alambiques, produção de picolés, artesanato e produtos da agroindústria local, como pães, biscoitos, macarrão, entre outros.

Comunidade Baixo Pongal

Fábrica de picolés da família Murinari, telefone: (28) 99454048;

Comunidade Alto Pongal

Artesanato em coco, Ney: telefone: (28) 3536-6091

Casa da Nona Produção de massas, pães, salgados típicos, pizzas, lazanhas entre outros. Também oferece almoço com agendamento prévio, telefone: (28) 35366002

Comunidade Alto Joeba

Proprieddae da família Vetorazzi Produção de flores e alambique (cachaça joeba serrana) telefone: 99552696

Propriedade João Bono: Esculturas em madeira e gruta de pedra telefone: (28) 3536-6162.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação - Incaper

Lorena Fraga

lorenafraga@incaper.es.gov.br

Tels.: (27) 3137-9868 / 9866 / 9888 / 9850-2210

  • Publicações1941
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações154
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incaper-da-dicas-de-agroturismo-para-diversificar-lazer-no-verao/604420
Fale agora com um advogado online