jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Indenização por violação de túmulo

Publicado por Espaço Vital
há 14 anos
0
0
0
Salvar

A 3ª Câmara de Direito Público do TJ de Santa Catarina reformou parcialmente sentença e condenou o Município de Campos Novos (SC) ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil em benefício de Edercy Doarte Borges viúva de João Batista Borges.

O túmulo do marido, no cemitério municipal, foi violado e os seus restos mortais misturados com os de outras pessoas ali enterradas. O TJ-SC, contudo, manteve a decisão de primeiro grau que determinou a localização e identificação pericial dos restos mortais de João Batista junto ao cemitério.

O túmulo também deverá ser reconstruído com a identificação da pessoa sepultada, de preferência no mesmo local onde foram localizados os restos mortais.

Ao visitar o túmulo do marido, a viúva constatou que ele havia sido violado. Ao buscar explicações, descobriu que o município efetuou uma limpeza no cemitério, do qual foram retiradas as lápides. Com isso houve entremeação dos restos mortais ali sepultados. Um inquérito policial foi instaurado para averiguação e constatou-se a violação da ossada.

No TJ-SC, o Município alegou não ser necessária a realização de perícia para localização da ossada. Já a viúva pediu que fosse reconhecido o abalo moral sofrido e fosse indenizada em R$ 83 mil. Para o relator, desembargador Wilson Augusto do Nascimento, o Município tem o dever de ressarcir os danos a que deu causa ou deveria evitar, sendo "evidente o abalo moral sofrido por Edercy ao deparar-se com o túmulo do seu falecido esposo destruído, e seus restos mortais possivelmente misturados com os de outros sepultados, devendo, portanto, ser a mesma indenizada por este sofrimento."

O advogado Antônio Sérgio Almeida atua em nome da autora da ação. (Proc. n.º - com informacoes do TJ-SC).

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações400
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indenizacao-por-violacao-de-tumulo/2130793
Fale agora com um advogado online