jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024

Indígenas só desocupam gramado da Esplanada se forem recebidos por ministro

Publicado por Agência Brasil
há 14 anos
0
0
0
Salvar

Da Agência Brasil

Brasília Apesar de uma ordem judicial determinar a desocupação da área em frente ao Ministério da Justiça, os índios que estão no local desde janeiro afirmam que o acampamento só será desativado se o ministro, Luiz Paulo Barreto, receber o grupo. A liminar emitida pela 6ª Vara Federal exige que os indígenas de 20 etnias saiam da área, mantendo uma distância mínima de mil metros, e não impeçam o funcionamento das atividades do órgão.

O líder indígena Arão da Providência afirma que Acampamento Revolucionário Indígena deve permanecer no local até que o ministro os receba. Eles exigem, principalmente, a exoneração do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e a revogação do Decreto 7.056/99 (que institui as atribuições da instituição).

A procuradora do Ministério Público Federal Luciana Loureiro explica que a limitar é uma medida de conter uma invasão que estava programada pelo grupo indígena durante reuniões no ministério.

Houve relatos que os índios pretendiam invadir as dependências do ministério para impedir o encontro da Comissão Nacional de Política Indigenista. A União foi à Justiça e solicitou a limitar evitando que as atividades na casa fossem interrompidas, destaca a procuradora.

O ministério destinou a servidora Ana Patrícia para negociar com os índios. De acordo com ela, eles devem organizar uma comissão que será atendida pelo ministro, desde que desocupem a área invadida. A Funai ofereceu hospedagem, alimentação e transporte aos índios para abandonar o local, mas até o momento as propostas foram recusadas.

Edição: Talita Cavalcante //Matéria alterada para corrigir informação.

Fale com a Ouvidoria

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indigenas-so-desocupam-gramado-da-esplanada-se-forem-recebidos-por-ministro/2215054
Fale agora com um advogado online