jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Inocêncio Oliveira é condenado por propaganda eleitoral antecipada

há 14 anos
0
0
0
Salvar

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou procedente a representação contra o deputado federal Inocêncio Oliveira e o Partido Republicano (PR), ao qual é filiado, acusados de fazer propaganda eleitoral antecipada. Inocêncio e o PR foram condenados a pagar uma multa de R$ 20 mil cada um. A decisao do TRE-PE acolheu a representação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE/PE), órgão do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal.

O deputado federal foi acusado pela PRE-PE de utilizar as inserções do PR na televisão e no rádio para fazer propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho, data a partir da qual a campanha eleitoral é permitida pela Lei das Eleicoes. As mensagens foram veiculadas nos dias 18 e 31 de maio. Ao todo, o PR disponibilizou três gravações, divulgadas em horário nobre, totalizando um minuto e 30 segundos somente para exaltar os cargos e a atuação do parlamentar. As propagandas traziam locuções como deputado federal no nono mandato, Inocêncio Oliveira é um dos políticos mais influentes do Brasil há 16 anos consecutivos, presidente da Câmara e presidente interino do Brasil 12 vezes () Inocêncio Oliveira, orgulho de Pernambuco.

Na decisão, acompanhando o entendimento da PRE/PE, o desembargador eleitoral Raimundo Nonato Braid definiu as inserções como apologia clara e afirmou que o PR tinha desvirtuado o tempo que deveria ser destinado ao partido para o enaltecimento pessoal do parlamentar, à época notório candidato às eleições de outubro deste ano. Os advogados de defesa alegaram que Inocêncio não era candidato, nem pré-candidato; argumento rejeitado pelo Tribunal, que recebeu, posteriormente, pedido de registro de candidatura do deputado federal.

Outras condenações O Partido Republicano foi condenado, ainda, ao pagamento de R$ 10 mil pela prática de propaganda eleitoral antecipada em favor do atual deputado estadual, candidato à reeleição, Manoel Ferreira, que também pagará multa no mesmo valor. Ferreira também foi acusado pela PRE/PE de utilizar a propaganda partidária para promover imagem pessoal. As multas foram impostas em valores diferentes porque Ferreira teve apenas uma inserção enquanto Inocêncio teve três.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco é o órgão do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE).

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco

Procuradoria Regional da República da 5ª Região

Telefones: (81) /

ascom@prr5.mpf.gov.br

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações344
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inocencio-oliveira-e-condenado-por-propaganda-eleitoral-antecipada/2279487
Fale agora com um advogado online