jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Intervenção do MPF/MS garante cirurgia de urgência a paciente em Dourados

Operação para retirada de cateter aconteceu por decisão judicial. Sem o procedimento, paciente podia perder um dos rins.

há 13 anos
0
0
0
Salvar
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul conseguiu na Justiça que uma paciente em Dourados realizasse cirurgia de urgência para retirada de um cateter - instrumento que permite acesso ao sistema circulatório. Problemas em equipamento cirúrgico do município impossibilitava a realização do procedimento.

A decisão da Justiça Federal foi realizada com base na urgência da intervenção cirúrgica, já que a paciente, de acordo com laudo médico, poderia perder um dos rins caso a operação não fosse realizada imediatamente. Para o MPF, a negação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do fornecimento de tratamento adequado a pacientes com enfermidades graves representa violação ao direito constitucional à saúde e à vida.

Entenda o caso - Segundo a ação civil pública movida pelo MPF, após a realização de diversas tentativas frustradas de conseguir a cirurgia pela rede municipal de saúde, a paciente procurou o órgão ministerial. Ela relatou que o Hospital Universitário (HU) não atendeu seu pedido pois o único aparelho da rede pública apto a realizar o procedimento estava danificado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, um processo licitatório para a manutenção do aparelho estava em andamento, mas demoraria 30 dias para sua conclusão.

O HU encaminhou, então, o pedido de transferência da paciente para o Hospital Evangélico, mas a Secretaria de Saúde negou a solicitação. Por outras duas vezes, o MPF buscou informações na Secretaria sobre uma data precisa para a operação, porém nada foi informado. Dessa forma, considerando a urgência da situação, o MPF solicitou à Justiça a realização da cirurgia pelo SUS independentemente de objeção burocrática, de maneira a proteger a integridade física e a vida da paciente.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intervencao-do-mpf-ms-garante-cirurgia-de-urgencia-a-paciente-em-dourados/147375094
Fale agora com um advogado online