jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Inválido fracionamento de pensão por morteInválido fracionamento de pensão por morte

Publicado por Jus Vigilantibus
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS, durante julgamento realizado nessa segunda-feira (8/10), consideraram inconstitucional o artigo 68, da Lei Municipal de Porto Alegre nº 478/2002, que disciplinava o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Municipais, PREVIMPA.

Conforme o artigo, o ex-cônjuge, divorciado ou separado tinha direito a receber pensão por morte, na proporção em que recebia a pensão de alimentos. No entanto, os magistrados consideraram inconstitucional o fracionamento.

Julgamento

No Órgão Especial, o relator do processo foi o Desembargador Jorge Luís Dall� Agnol, que afirmou que a Constituição Federal determina o pagamento da pensão na integralidade aos dependentes do agente público falecido.

Conforme a decisão, uma vez estabelecida a obrigação alimentar, em razão da dissolução da sociedade conjugal em vida dos ex-cônjuges, obrigatoriamente deverá ser atribuída pensão securitária em favor do dependente ex-cônjuge diante da ocorrência da morte do segurado.

Segundo o magistrado, a Constituição Federal, ao empregar a expressão lei disporá sobre a concessão do benefício de pensão por morte, não justifica a possibilidade de imposições de limites aos valores da pensão.

Assim, toda a normação infraconstitucional que restrinja os valores de pensões, rebaixando-os a patamares inferiores à integralidade reconhecida pela Lei Maior, é ineficaz, nessa parte, afirmou o relator.

O voto foi acompanhado pela unanimidade dos Desembargadores do Órgão Especial do TJRS.

ADIN nº 70042554907

  • Publicações9929
  • Seguidores81
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/invalido-fracionamento-de-pensao-por-morteinvalido-fracionamento-de-pensao-por-morte/100140622
Fale agora com um advogado online