jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Isenção de IPVA não abrange táxi transferido por força de herança

0
0
0
Salvar

A Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu junto a juiz da 1ª Vara Cível da Comarca manter lançamentos de IPVA referentes aos exercícios de 2003 a 2005. O Juiz da 1ª Vara Cível de Araxá julgou improcedentes os pedidos feitos em ação anulatória de lançamento cumulada com repetição de indébito nº 0040.08.071245-4, que buscava a anulação e restituição de débitos de IPVA cobrados de herdeira de taxista.

A herdeira alegou que o veículo foi-lhe transferido em razão da partilha e que a isenção do IPVA, obtida por seu falecido marido, motorista de táxi, deveria persistir, já que o veículo continuava prestando os mesmos serviços de táxi, que ensejaram a isenção.

Em defesa do Estado de Minas Gerais, o procurador do Estado Sérgio Duarte O. Castro, afirmou que a isenção de IPVA, no caso, constituía permissão administrativa de caráter personalíssimo, precário e intransferível, com o que concordou o Juiz, que ressaltou: “Outrossim, extinta a própria permissão para o serviço de táxi pela morte do permissionário, por certo que restará extinta também a isenção do IPVA, a ela condicionada”

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações123
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/isencao-de-ipva-nao-abrange-taxi-transferido-por-forca-de-heranca/2653465
Fale agora com um advogado online