jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

ISS incide sobre serviços autorizados pelos Correios

Publicado por Expresso da Notícia
há 18 anos
0
0
0
Salvar

Empresa que faz a coleta de correspondência e para fins postais, paga pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), deve ter o serviço tributado por meio do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Assim decidiu por unanimidade a 21ª Câmara Cível do TJRS, ao negar provimento a apelação interposta pela Agência de Correios Franqueada Elahim Hércules Papelaria Ltda. contra o Município de Sapiranga.

A relatora do recurso, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, elucidou que não se trata de agenciadora, nem de franquia, onde a remuneração provém da exploração do negócio. “Aqui, a recorrente é paga pela EBCT, e não pelos usuários do serviço postal”, diferenciou. “Trata-se, portanto, de contrato de prestação de serviços.”

A coleta de correspondência e bens para fins postais, observou, é hipótese prevista nos itens 48 e 61 da Lei Complementar Municipal nº 2.365/97.

Acompanhando o voto da relatora, o Desembargador Francisco José Moesch acrescentou que a Lei Complementar nº 116/03 descreve serem tributados pelo ISS “serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agências franqueadas; courrier e congêneres”. Assinalou que esses “serviços” são típicas atividades exercidas em caráter privado, por delegação do Poder Público, e por esse motivo possuem tributação específica e imutável.

Manifestou-se no mesmo sentido dos colegas o desembargador Março Aurélio Heinz. O julgamento ocorreu no dia 26 de outubro.

Proc. 70012909677

  • Publicações8583
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações657
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iss-incide-sobre-servicos-autorizados-pelos-correios/142345
Fale agora com um advogado online