jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Jerônimo: anúncio de nome para presidência do IRGA fora da lista tríplice é afronta ao setor

0
0
0
Salvar

Deputado Jerônimo ressalta que atual governo cumpriu determinação legal ao confirmar nome de Maurício Fischer para o próximo biênio à frente da autarquia

O deputado Jerônimo Goergen (PP) repudia qualquer iniciativa que modifique a escolha ratificada pela governadora Yeda Crusius, através da Lei 13.532/2010, do presidente do Instituto Riograndense do Arroz para os próximos 2 anos. Yeda definiu Maurício Fischer, atual presidente da autarquia, para seguir como presidente do IRGA, entre três nomes escolhidos pelos conselheiros do instituto, como previsto na legislação sancionada em outubro. O deputado refere-se a movimentos que podem ser tomados pelo futuro governo do Estado, para renomear o presidente do IRGA, em detrimento do que foi legalmente confirmado esta semana.

Qualquer iniciativa futura em relação a modificação da escolha do nome que presidirá o Instituto, nos próximos anos, desrespeitaria a vontade da lavoura orizícola gaúcha. Todo o processo foi legalmente efetivado e representa o desejo dos arrozeiros do RS, que puderam desta vez participar da escolha por lista tríplice, quando colocaram à disposição da governadora Yeda Crusius três nomes de extrema relevância e serviços prestados à orizicultura, como Maurício Fischer, Rubens Silveira e Juarez Petry. Qualquer mudança seria uma afronta aos produtores”, diz Jerônimo.

Jerônimo foi intermediador de proposta junto ao executivo, em conjunto com o setor orizícola, que garantiu, por lei, a escolha do presidente do Instituto Riograndense do Arroz através de lista tríplice. O parlamentar, inclusive, havia apresentado Projeto de Lei sobre a questão na Assembleia: “ Negociamos esta medida desde a abertura da colheita do arroz, em Cachoeirinha, em 2007, o que me fez retirar meu projeto, para que o governo ingressasse com o seu para viabilizar o pleito dos orizicultores. São tratativas que iniciaram com o ex-deputado Érico Ribeiro e que encampei. Agora, a conquista que se concretizou por meio de Lei tem de ser respeitada”

“ Não houve nenhuma precipitação ou irregularidade na aprovação da Lei, já que o Projeto tramitava no parlamento, pronto para ser votado em plenário. O fato de os conselheiros do IRGA indicarem três nomes para serem apreciados pelo governador, é justamente para que se afastem as influências politicas na nomeação do presidente do instituto, que é mantido financeiramente pelos orizicultores”, finaliza Jerônimo.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jeronimo-anuncio-de-nome-para-presidencia-do-irga-fora-da-lista-triplice-e-afronta-ao-setor/2501450
Fale agora com um advogado online