jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Jovens lotam auditório na Conferência da Juventude de Timon

0
0
0
Salvar

“Participar de uma conferência de juventude é mostrar que nós, jovens, estamos preocupados em debater e participar das decisões não apenas para o nosso município, mas para o estado e o nosso país”. Esse é o pensamento do estudante Diogo Lima, um dos jovens que lotou o auditório do polo da Universidade Estadual do Maranhão de Timon no dia 27 de agosto durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude, que ocorreu em forma de roda de conversa.

Convidado a se manifestar, o juiz Rogério Monteles (titular da 19ª zona eleitoral) alertou para a importância do voto consciente e da militância do jovem na política. Em seguida, o promotor Eduardo Borges registrou a contribuição que esta Conferência traz para o fortalecimento da democracia.

Já o conselheiro nacional da juventude, Allan Thiago de Sousa, anunciou: “Temos o compromisso de voltar a Timon para fundar o Fórum Municipal de Aprendizagem para cobrar e conscientizar empresas que ainda não cumprem a lei de contratação de jovens aprendizes”.

Por sua vez, o secretário-adjunto de Juventude do Estado do Maranhão, Paulo Romão, afirmou que “Timon está na vanguarda do debate sobre políticas públicas de juventude, o que a faz de referência, pois nenhum outro município consegue aproveitar tão bem o que os governos estadual e federal oferecem”.

Mário Fortuna, presidente do Conselho Municipal de Juventude, observou que uma grande diversidade de jovens converge perfeitamente com o tema da Conferência, que era “As várias formas de mudar minha cidade”. “Cada grupo aqui representado possui a sua própria maneira de pensar e é a partir dessas várias formas que vamos definir o que queremos para nossa cidade”.

Sobre as políticas públicas de juventude, o secretário municipal Saney Sampaio (Assuntos Institucionais) defendeu: “A única forma de fazermos a solução do Brasil se transformar na juventude brasileira é conseguirmos políticas públicas direcionadas para esse segmento, sobretudo, políticas emancipadoras e não paliativas”.

Apresentação e grupos de discussão

Após a roda de conversa, o líder Gil BV, do movimento hip hop, se apresentou enquanto que no pátio estava em exposição a “Galeria Guerreiros dos Direitos Sociais”, que homenageou in memoriam o jovem Ludson Moura, ex-membro da Pastoral da Juventude e ativista pelos direitos sociais.

Logo depois, o público se dividiu em 5 grupos de discussão para discutirem, analisarem, reivindicarem e proporem ações voltadas para políticas públicas de juventude. “O que for debatido durante a conferência vai servir como subsídio para a elaboração do Plano de Juventude. Timon hoje tem uma agenda muito positiva em relação às ações direcionadas ao público jovem, e as propostas e resoluções que surgirem aqui vão ajudar a ampliar ainda mais estas ações”, explicou o coordenador municipal de Juventude, Rafael Gomes.
Os grupos de discussão foram divididos a partir dos seguintes temas: Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; Direito à diversidade e à igualdade, cultura, sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito ao desporto, lazer, comunicação e à liberdade de expressão; Direito à educação, à profissionalização, ao trabalho e à renda; e Direito à saúde, território, mobilidade, segurança pública e acesso à justiça.

Fonte: Blog Elias Lacerda, com edição.

  • Publicações2389
  • Seguidores284383
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-lotam-auditorio-na-conferencia-da-juventude-de-timon/227717015
Fale agora com um advogado online