jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Judiciário não alcança meta de julgamentos, mas desenha mapa da lentidão

Publicado por Última Instância
há 14 anos
0
0
0
Salvar

A meta era de fato ousada: julgar 4,4 milhões de processos pendentes desde 2005 em menos de um ano. Apesar de o desafio imposto aos tribunais do país pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) não ter sido integralmente alcançado, a chamada Meta 2 revelou diversos gargalos do sistema Judiciário e serviu para traçar um mapa da morosidade da Justiça brasileira.

Segundo o relatório final das metas de nivelamento do Judiciário, divulgado nesta sexta-feira (26/2), foram julgados ao todo 2.724.277 processos, o que representa 60,7 % das ações ajuizadas até 2005. Comorevelado por Última Instância no início do mês, apenas cinco dos 91 tribunais do país são responsáveis por mais da metade dos processos atrasados: os TJs de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Juntas, as cinco Cortes ainda detêm mais de 1 milhão de processos da meta.

No entanto, mesmo dentro desse grupo há situações bastante distintas. Enquanto o TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) teve o pior desempenho, julgando apenas 31% dos processos -restam 425 mil-, o TJ-RJ (Tribunal de J...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-nao-alcanca-meta-de-julgamentos-mas-desenha-mapa-da-lentidao/2097447
Fale agora com um advogado online