jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Juiz defere pedido de beneficiária de plano de saúde para condená-lo a arcar com custos de pré-natal e parto de barriga solidária.

Publicado por Karim Kramel
há 6 anos
2
0
10
Salvar

“A evolução da medicina, associada à pluralidade das relações interpessoais ensejaram uma mudança no conceito de maternidade, que por sua vez, passou a abrigar novas formas de constituição de família...”

O trecho supra transcrito foi retirado de decisão judicial proferida pelo juiz da 10a Vara das Relações de Consumo da comarca de Salvador, que deferiu o pedido de beneficiária de plano de saúde para que este incluísse como dependente temporária, sua prima que estava servindo como sua barriga solidária e já se encontrava grávida de Gêmeos quando da propositura da ação e não era beneficiária de nenhum plano de saúde.

A Autora do pleito possui problema de saúde que a impede de conceber e gerar de maneira natural, tendo sido recomendada pelo médico que a assiste, a técnica da gravidez por substituição.

O pedido é fundamentado nos direitos constitucionais da dignidade da pessoa humana, no direito à saúde e no direito de igualdade à filiação, alegando que se os filhos têm que ser tratados igualmente, e considerando que se ela própria estivesse gerando os bebês, teria cobertura do plano de saúde, então não poderia haver negativa para custeio de pré natal, parto e cuidados com os recém nascidos, seus filhos, pelo fato de estarem se desenvolvendo em outro útero.

Sensível à situação apresentada, o juiz deferiu medida liminar para que o plano de saúde arcasse com os custos do pré-natal da gestante, confirmando a medida na sentença de mérito, estipulando, porém a necessidade de contraprestação ao plano de saúde pela Autora da demanda.

KARIM KRAMEL

OAB/BA 35.236

OAB/SP 383.644

  • Sobre o autorkramelkarim@gmail.com
  • Publicações10
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1463
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-defere-pedido-de-beneficiaria-de-plano-de-saude-para-condena-lo-a-arcar-com-custos-de-pre-natal-e-parto-de-barriga-solidaria/561348481
Fale agora com um advogado online