jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024

Julgamento sobre aborto de fetos anencéfalos divide opinião de especialistas

Publicado por Última Instância
há 12 anos
0
0
0
Salvar

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma na próxima quarta-feira (11/4) a votação que decidirá se mulheres podem interromper a gestação de fetos anencéfalos. O julgamento, um dos últimos temas de grande repercussão analisados pelo Supremo na gestão do presidente Cezar Peluso, divide a opinião de especialistas da área da saúde.

A Corte irá analisar ação ajuizada em 2004 pela CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde), que pede a descriminalização do aborto nesses casos. A entidade defende que exista ofensa à dignidade humana da mãe, uma vez que ela é obrigada a carregar no ventre um feto com poucas chances de sobreviver depois do parto.

Obstetras e geneticistas favoráveis à prática argumentam que, nos casos em que o feto é diagnosticado com anencefalia, um tipo de malformação rara no tubo neural, a morte do bebê é considerada certa e os ricos para a mulher aumentam à medida que a gravidez é levada adiante.

Por outro lado, pediatras e obstetras contrários à interrupção da gestação afirmam que fetos anencéfalos devem ser tratados como pacientes de alta gravidade e a baixa expectativa de vida não deve limitar os direitos dessas crianças. Para eles, o sofrimento dos pais não justifica a interrupção da gravidez.

Para o médico e professor de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Thomaz Gollop, a frequência de casos de anencéfalos no país é de cerca de 1 em cada 700 nas...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgamento-sobre-aborto-de-fetos-anencefalos-divide-opiniao-de-especialistas/3081356
Fale agora com um advogado online