jusbrasil.com.br
13 de Maio de 2024

Jurados da 1ª Vara absolveram acusado de ter baleado adolescente em confronto de gangues em Belém

há 15 anos
0
0
0
Salvar

Os jurados da 1ª. Vara do Tribunal do Júri da Capital, sob a presidência do juiz Edmar Pereira, após julgamento absolveram o bombeiro hidráulico Jorge Silva Tobias, 33, que respondia por homicídio simples que vitimou o adolescente Silas Daniel Bilaga da Costa, 17 anos. A sessão do júri foi realizada no salão do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade da Amazônia (Unama), no setor de ETAJ, coordenado pela professora Thelma Rodrigues.

A promotora de justiça Rosana Cordovil não sustentou a acusação por entender que não havia elementos suficientes para responsabilizar o então servente de um colégio da rede privada de ensino, de ter atirado usando a arma de fogo da irmã policial militar. Só duas testemunhas de acusação puderam ser ouvidas no júri. Mas, a principal testemunha Moisés da Costa, que acusou o réu, não compareceu pra depor. Promotoria e defesa não fizeram uso da réplica e nem da tréplica, respectivamente.

Atualmente bombeiro hidráulico, réu ao ser interrogado negou ter efetuado os disparos que atingiram o adolescente, causando-lhe a morte. Ele contou que durante a madrugada do dia 28.04.1998, após encerrar um Pará Folia (carnaval fora de época) teria ido com sua namorada até um bar onde estava acontecendo uma festa.

Ele disse que chegou a falar com o proprietário e em seguida retornou pára casa novamente. O réu disse que já estava deitado, com sua namorada, quando ouviu o tiro ser deflagrado. Ele disse que fora despertado por um vizinho, que o alertou que populares estavam planejavam invadir sua casa, por considerá-lo suspeito da morte do adolescente.

Orientado pelo mesmo vizinho o réu deixou a casa e procurou refúgio na casa da mãe, em Marituba, Região Metropolitana de Belém. Ele contou que se apresentou um mês depois acompanhado de seu advogado, na Delegacia da Pedreira.

Ainda segundo o depoente a vítima seria supostamente de integrante da Gangue da Pesada (GP). E conforme a denúncia (baseada no inquérito policial), o réu teria usado a arma da irmã, policial militar. Mais informações acessar Consulta 1º Grau / Processo nº. 19982002027-4 (Texto Glória Lima)

  • Publicações3309
  • Seguidores126
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jurados-da-1-vara-absolveram-acusado-de-ter-baleado-adolescente-em-confronto-de-gangues-em-belem/1946284
Fale agora com um advogado online