jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Justiça acolhe promoção do MP e nega liberdade a bombeiros

0
0
0
Salvar

A Auditoria da Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro, acolhendo parecer do Ministério Público, decidiu, na noite desta quarta-feira (08/06), negar o pedido de relaxamento de prisão dos 439 bombeiros que foram detidos no último sábado, após a invasão do Quartel-General da corporação. O parecer, subscrito pelos Promotores de Justiça Leonardo Cuña de Souza e Isabella Pena Lucas, esclarece que a prisão em fragrante foi legalmente decretada pela autoridade policial.

Embora destaquem, no parecer, ser legítima a reivindicação de melhores condições salariais, os Promotores de Justiça avaliaram que a invasão do Quartel-General, por uma turba de dois milhares de agentes do Estado, ultrapassou a barreira do legítimo exercício do direito de reunião, tutelado na Carta Magna, art. , XVI. O pedido de relaxamento havia sido feito pela Defensoria Pública do Estado.

De acordo com o parecer do Ministério Público, "os fatos narrados são gravíssimos e afrontam aos pilares da instituição militar, sendo crimes que revelam uma inversão total dos valores ensinados na formação de um bombeiro militar, o que justifica a sua custódia cautelar como garantia dos princípios da hierarquia e disciplina".

De acordo com a Juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria da Justiça Militar, "a custódia cautelar de todos os militares mostra-se imprescindível à garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para a manutenção dos princípios da hierarquia e da disciplina militares, que se encontram flagrantemente ameaçados".

  • Publicações2588
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-acolhe-promocao-do-mp-e-nega-liberdade-a-bombeiros/2727929
Fale agora com um advogado online