jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Justiça determina inscrição de inadimplente na lista do SPC/Serasa

há 15 anos
0
0
0
Salvar

O juiz convocado Celyrio Adasmator Tenório Accioly, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou a inclusão do cliente José Carlos de Lima na lista dos órgãos de proteção ao crédito, SPC e Serasa, por inadimplência junto ao Banco HSBC. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (28).

Em decisão de primeira instância, após José Carlos declarar controverso o valor da dívida, o magistrado decidiu pela retirada do nome do cliente do banco dos serviços de restrição ao crédito. A defesa alega que a inscrição do nome do cliente nos cadastros de inadimplentes decorre do direito de cobrança da empresa.

Segundo o relator do processo, juiz convocado Celyrio Accioly, de acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que haja exclusão do nome do cliente no SPC e Serasa, é necessário, pelo menos, demonstração inequívoca do pagamento da dívida ou de sua inexistência. “Se o devedor reconhece parte da dívida, o mesmo deveria ter efetuado o pagamento entendido como incontestável., o que não se verificou no caso”, finalizou.

  • Publicações4435
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-inscricao-de-inadimplente-na-lista-do-spc-serasa/1989576
Fale agora com um advogado online