jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Justiça determina nomeação de merendeira para vaga de Arapiraca

há 14 anos
0
0
0
Salvar

Uma decisão dos desembargadores integrantes do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), tomada durante sessão na última terça-feira (03), determinou que o governador do Estado de Alagoas nomeie Alda Santos da Costa no cargo de merendeira, com lotação no município de Arapiraca, até o próximo dia 22 de novembro, fim da data de validade do concurso estadual.

Alda Santos da Costa Brandão impetrou mandado de segurança em face do governador de Alagoas e do secretário Estadual de Educação e do Esporte alegando que prestou concurso público, no ano de 2005, realizado pelo Estado de Alagoas, para cargo de merendeira com lotação na cidade de Arapiraca (CRE-05). O certame oferecia duas vagas e Alda foi aprovada em primeiro lugar mas até agora não foi nomeada para o referido cargo, estando a validade do concurso prestes a ser expirada.

O Estado de Alagoas foi notificado e prestou informações através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), arguindo a impropriedade da via eleita, por necessitar de maior dilação probatória e a inexistência de direito líquido e certo da impetrante, uma vez que o prazo de validade do concurso ainda não foi expirado. Outro argumento utilizado foi o da queda da arrecadação do Estado, que inviabilizaria o aumento da folha de pagamento, com a nomeação de novos servidores.

“Embora sucintos os documentos acostados pela impetrante, através destes restaram demonstrados os fatos alegados na inicial: previsão de duas vagas para o cargo de merendeira e a sua colocação final no certame, em primeiro lugar”, justificou o desembargador-relator do processo, Eduardo José de Andrade.

O desembargador completou ainda afirmando que a classificação dentro do número de vagas previstas em edital gera para o candidato direito subjetivo à nomeação e não mera expectativa de direito. “O administrador público, quando da publicação do edital do certame, manifestou expressamente a necessidade de prover determinado número de cargos, o que torna o ato de nomeação dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas um ato vinculado, não sujeito à conveniência e oportunidade do administrador”, ressaltou.

  • Publicações4435
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-nomeacao-de-merendeira-para-vaga-de-arapiraca/1994561
Fale agora com um advogado online