jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Justiça do RJ concede pensão por morte a companheira de militar falecido

Publicado por Rafael Correia
há 4 anos
3
0
2
Salvar

A Justiça Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro condenou a União a habilitar companheira de Suboficial da Marinha, ao recebimento de pensão por morte, com todas as vantagens inerentes ao título em questão. O militar, falecido em 2014, convivia maritalmente com a autora, configurando assim, união estável.

Em 2016, pela via administrativa, o pedido da autora foi negado, ao argumento de carência de provas, o que motivou o ajuizamento de ação de reconhecimento de união estável post mortem junto à Vara de Família, que culminou com o êxito do pedido autoral.

Somente após tal reconhecimento a autora pôde então recorrer à Justiça Federal. A união por sua vez argumentou que o pedido não merecia prosperar, amparando sua defesa em legislação que não mais encontra guarida na CF e demais princípios constitucionais.

De forma acertada o Juízo de primeiro grau julgou procedente a pretensão autoral, reconhecendo o direito ao recebimento da pensão a contar da data da recusa administrativa.

Autos: 5004308-24.2020.4.02.5101

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Processual Penal
  • Publicações6
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações176
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-rj-concede-pensao-por-morte-a-companheira-de-militar-falecido/941935128
Fale agora com um advogado online