jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Justiça do Trabalho determina que Gerdau respeite jornada de trabalho de funcionários

Decisão proferida pela Justiça de Minas Gerais é válida em todas as unidades do Grupo Gerdau no Brasil

Publicado por Gm M.
há 10 anos
5
0
0
Salvar

Unidade de produção de uma das siderúrgicas da Gerdau Divulgação: Gerdau

A Justiça do Trabalho de Minas Gerais acolheu pedido do Ministério Público do Trabalho e determinou que o grupo siderúrgico "Gerdau S/A" respeite a jornada de trabalho de seus funcionários, conforme previsão legal.

Caso – De acordo com informações do MPT, o órgão ajuizou ação civil pública em face do Grupo Gerdau, apontando a ocorrência de frequentes desrespeitos a jornada de trabalho dos funcionários nas unidades mineiras de Ouro Branco, Ouro Preto e Itabirito.

A ação foi ajuizada após fiscalizações flagrar, nas unidades da siderúrgica, que os funcionários trabalhavam em jornadas superiores as oito horas legais – seis horas de jornada, adicionadas de duas horas extras. O MPT/MG apurou que as irregularidades eram perpetradas há mais de cinco anos.

24 Horas – A Gerdau mantém suas unidades em operação durante 24 horas diária, de forma que os empregados trabalham em regime de turno ininterrupto de revezamento.

Os sindicatos dos trabalhadores ligados à siderúrgica narraram que a Gerdau utiliza o pagamento de adicional de turno para pressionar os trabalhadores a aceitarem acordos coletivos de trabalho para jornadas de oito horas diárias.

Signatário da ação, o procurador do Trabalho Aloísio Alves explicou a prática da empresa: “A Gerdau prorroga a jornada de 8 horas em mais de duas horas extras diárias, não respeitando ainda o intervalo mínimo de 11 horas entre duas jornadas de trabalho, um típico abuso do poder diretivo”.

Proibição – A decisao da Justiça do Trabalho de Minas Gerais determina que a Gerdau respeite a jornada de trabalho prevista em lei, bem como a concessão do intervalo mínimo de 11 horas entre duas jornadas e descanso semanal remunerado aos empregados.

A decisão, que é válida a todas as unidades do Grupo Gerdau no Brasil, fixou multa de R$ 3 mil por cada caso de descumprimento da ordem judicial.

Fato Notório

FONTE

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações877
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-determina-que-gerdau-respeite-jornada-de-trabalho-de-funcionarios/133733832
Fale agora com um advogado online