jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Justiça do Trabalho nega pedido de penhora de bens de sócios em favor de um único credor trabalhista

1
0
0
Salvar

A 13ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região reconheceu a incompetência da Justiça do Trabalho para a execução de créditos trabalhistas em face dos sócios de empresa em recuperação judicial.

No âmbito de ação de desconsideração de personalidade jurídica de uma empresa (de modo a atingir o patrimônio dos sócios), o colegiado determinou que a execução prosseguisse com a expedição de certidão para habilitação do crédito perante o juízo da recuperação judicial.

O relator entendeu que o fato de a empresa estar em recuperação judicial significa que possui ativos, não havendo, portanto, fundamentação legal para responsabilização secundária dos sócios da empresa. Além disso, a manutenção da execução contra os sócios na Justiça do Trabalho ocasionaria descumprimento da finalidade da Lei de Recuperação de Empresas, ferindo o princípio da igualdade de preferência entre os credores trabalhistas.

  • Sobre o autorExcelência na prestação de serviços jurídicos ⚖️
  • Publicações89
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-nega-pedido-de-penhora-de-bens-de-socios-em-favor-de-um-unico-credor-trabalhista/1223042768
Fale agora com um advogado online