jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Justiça extingue ação da OAB contra nepotismo cruzado no Pará

Publicado por JurisWay
há 13 anos
0
0
0
Salvar

Felipe Luchete

de Belém

A Justiça Federal do Pará extinguiu a ação civil pública da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que pedia a nulidade das contratações que o governo estadual fez sem concurso.

Na ação, a Ordem apontava que pelo menos 442 pessoas foram nomeadas pelo governador Simão Jatene (PSDB) somente em cargos ligados diretamente ao gabinete. Apontava ainda seis casos de nepotismo cruzado --nomeados que eram parentes de magistrados do Tribunal de Justiça.

Para a juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, a OAB só pode propor ações civis quando quiser defender a si mesma ou seus associados, porque do contrário assumiria responsabilidades do Ministério Público.

O governo nega que tenha havido nepotismo e diz que a nomeação de assessores é permitida por lei e necessária para a administração estadual.

A pedido da OAB, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) instaurou uma sindicância para apurar se há irregularidades no Judiciário.

  • Publicações73364
  • Seguidores792
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-extingue-acao-da-oab-contra-nepotismo-cruzado-no-para/2630321
Fale agora com um advogado online