jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Justiça Federal acaba com curso de Direito para sem-terra

há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Justiça Federal em Goiás determinou a extinção de um curso de direito voltado exclusivamente para assentados ou familiares de beneficiados pela reforma agrária. A decisão da 9ª Vara Federal em Goiania veio após uma ação do MPF-GO (Ministério Público Federal em Goiás), que questionou a criação do curso.

Os procuradores consideraram que a instituição, por uma universidade pública �"no caso, a UFG (Universidade Federal de Goiás)�", de um curso jurídico exclusivo para uma determinada parte da população é inconstitucional, ferindo os princípios da igualdade, da legalidade, da isonomia e da razoabilidade.

Além disso, a Procuradoria apontou irregularidades no convênio entre a UFG e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), já que o curso era financiado com recursos do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária).

Na visão do MPF, o objetivo do Pronera é o de fortalecer a educação básica nos assentamentos, utilizando conhecimento específico para o campo, o que não é o caso de um curso de direito.

Na sentença, a Justiça Federal determinou a extinção do curso de graduação em direito criado através da Resolução Consuni nº 18/06, de 15 de setembro de 2006. Além disso, declarou a ilegalidade do convênio firmado entre o Incra e a UFG e, ainda, a utilização de recursos do Pronera para custeio de curso superior em direito.

A sentença ressalvou no entanto, a validade das atividades acadêmicas já realizadas, para efeito de aproveitamento das disciplinas em outras instituições de ensino superior e também assegurou a conclusão do semestre em andamento. As aulas tiveram início no segundo semestre de 2007, com 60 alunos.

Ainda cabe recurso da decisão.

  • Publicações6794
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações85
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-acaba-com-curso-de-direito-para-sem-terra/1468491
Fale agora com um advogado online