jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Justiça quer mais três júris de PMs por massacre do Carandiru neste ano

Outros 56 policiais serão julgados por 96 das 111 mortes, diz TJ-SP. Mais três júris estão programados; no primeiro júri, 23 foram condenados.

Publicado por G1 - Globo.com
há 11 anos
0
0
0
Salvar

A Justiça de São Paulo quer julgar, ainda neste ano, os demais policiais militares réus no massacre do Carandiru. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP), 56 PMs deverão ser julgados até dezembro por 96 das 111 mortes na Casa de Detenção. A previsão é realizar mais três júris.

Em 1992, a Polícia Militar invadiu o Pavilhão 9 para conter uma rebelião de presos. No total, 82 PMs respondem em liberdade pelos assassinatos ocorridos em 2 de outubro daquele ano. O Ministério Público informa outro número. Para a Promotoria, apenas 79 deles estariam vivos.

Devido à quantidade de acusados, o processo foi desmembrado em quatro júris, usando como critério o número de policiais que entraram armados nos andares e a quantidade de detentos mortos nesses respectivos pavimentos.

Na semana passada, ocorreu o primeiro desses julgamentos. No domingo (21), sete jurados condenaram 23 policiais que estavam nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a 156 anos de prisão em regime fechado por 13 mortes ocorridas no primeiro andar do Carandiru. Outros três réus foram absolvidos e mais duas vítimas foram ignoradas da acusação por não haver comprovação de quem as matou.

A sentença foi dada pelo juiz José Augusto Nardy Ma...

Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

  • Publicações68462
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-quer-mais-tres-juris-de-pms-por-massacre-do-carandiru-neste-ano/100471993
Fale agora com um advogado online