jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Laudo pericial constatou abusividade nos juros aplicados em contratos de empréstimos pelo banco

Juros pactuados em contrato são considerados abusivos quando excedem abusivamente à taxa do mercado para o período.

Publicado por Marcello Prince
há 2 anos
1
0
0
Salvar

A 4ª Vara Cível do Foro Regional II de Santo Amaro julgou procedente à ação revisional para contratos de empréstimos e cobrança de taxas de juros abusivos.

O caso tratou da revisão contratual de taxas abusivas de três empréstimos pessoais sem consignação, celebrados entre as partes.

A parte autora alegou que firmou três contratos de empréstimos, cujos juros remuneratórios seriam manifestamente excessivos em relação a média de mercado, pediu a revisão dos juros nos três contratos, com restituição simples do valor pago a maior. A executada alegou que os contratos não possuem qualquer ilegalidade, que as instituições financeiras são livres para pactuar os juros remuneratórios contratado. A perícia constatou evidente abusividade nos índices estabelecidos nos contratos de adesão, pois representam, o triplo das taxas média de juros para as datas em que foram celebrados.

O Juiz do caso Renato de Abreu Perine, ressaltou que o laudo pericial demonstrou que a exequente havia pago juros três vezes maiores que a taxa média do mercado na data, considerando elas abusivas.

“A sentença transitada em julgado constou na parte dispositiva que haveria a "abusividade dos juros remuneratórios ajustados nos contratos de empréstimo, substituindo-os, respectivamente, pelos juros de 6,65%, 6,05% e 6,10% ao mês, mantido os demais termos do contrato, inclusive a possibilidade de capitalização, apurando-se a dívida/crédito da autora em fase de liquidação de sentença, consignando-se que, em virtude do parcial provimento com modificação dos termos do contrato, só haverá mora da autora se, apurado eventual débito, não realizar pagamento a contar de sua intimação"

Posto isso, o Juiz determinou que eventuais valores pagos a maior deverão ser restituídos a autora, na forma simples.

Os advogados atuantes Willian Oliveira Peniche e Vitor Matera Moya patrocinaram os interesses da autora.

Processo: 0004737-11.2021.8.26.0002

  • Sobre o autorA busca pela justiça não é para covardes!
  • Publicações23
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/laudo-pericial-constatou-abusividade-nos-juros-aplicados-em-contratos-de-emprestimos-pelo-banco/1543251770
Fale agora com um advogado online