jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

LawTechs, Siri e Google: qual o futuro do professor de Direito?

Alunos que superam os dois anos de faculdade enxergam pouca valia na permanência no curso, focando nos estágios

Publicado por Jota Info
há 6 anos
6
0
2
Salvar

Os inúmeros congressos sobre LawTechs indicam que existe mais do que mera curiosidade sobre o impacto da tecnologia nas profissões jurídicas. Não tenho, entretanto, a intenção de escrever sobre essa preocupação com o futuro dos advogados; pelo menos, não agora. Meu ponto aqui diz respeito ao impacto que a tecnologia, dentro e fora da sala de aula, tem e terá sobre as aulas de Direito, um assunto tão ou mais importante do que as famosas LawTechs, mas que, por algum motivo, tem merecido menos atenção por parte dos profissionais da área jurídica, mesmo os professores.

Será que os professores de Direito irão acabar? Serão devidamente substituídos por Alexas ou mesmo por Siris? Basicamente, o professor era (e, em vários casos, continua sendo) um transmissor de conteúdo, construindo uma relação quase que parental com os alunos, em que a autoridade era um elemento default dessa relação, raramente desafiado, prescindindo de maiores obrigações de comunicação com alunos.

Nesse cenário, havia uma atualização mais lenta do conteúdo e, consequentemente, um custo relativamente baixo para revisão e atualização de aulas já preparadas. O mesmo acontecia com as avaliações, repetidas ao longo dos anos. E todas as matérias geravam a expectativa de que o conteúdo integral daquela disciplina seria abordado; uma ideia de completude disciplinar, servindo principalmente à preparação para concursos.

Leia o artigo de Carlos Ragazzo na íntegra

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores933
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lawtechs-siri-e-google-qual-o-futuro-do-professor-de-direito/600363812
Fale agora com um advogado online