jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Líder do PV condena importação de lixo hospitalar

Publicado por Câmara dos Deputados
há 13 anos
0
0
0
Salvar

O líder do Partido Verde na Câmara, Sarney Filho (PV-MA), condenou nesta terça-feira a chegada de mais um carregamento de lixo hospitalar ao Brasil. Estamos estarrecidos com a notícia de um carregamento de 46 toneladas de lixo hospitalar para Pernambuco. Boa parte desse lixo é constituída por máscaras, cateteres, gaze, e, principalmente tecidos, lençóis, fronhas e batas. Embarcado em Charlestone, nos Estados Unidos, o lixo se destinava a dois municípios no interior do estado, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, conhecidos polos de confecção. Trata-se, portanto, de uma compra direcionada. Não por acaso parte desse lixo já foi transformado em jalecos e lençóis e vendidos à população, denuncia o líder.

Sarney Filho alerta para o risco de a importação desse material hospitalar usado estar contaminado com vírus e bactérias. Não se trata de criar o pânico, afinal o problema tudo indica - está sob controle, mas de deixarmos claro o risco que representa para a população a entrada no País de elementos patógenos. Neste momento o mundo inteiro discute a difusão de bactérias imunes aos tratamentos conhecidos, e este é um dos motivos para se estabelecer tratamento especial para o lixo hospitalar.

O deputado lembra que o caso fere a Convenção de Basileia, que veta o transporte fronteiriço de resíduos perigosos, e pede que o governo brasileiro denuncie o ocorrido e solicite providências à Organização das Nações Unidas (ONU). Lamentavelmente não é a primeira vez que acontece o transporte ilegal de lixo entre países. Sarney Filho lembra que, em junho de 2009, a Inglaterra enviou 1.200 toneladas de lixo doméstico e industrial para o porto de Santos (SP) e de Rio Grande (RS).

Infelizmente empresas transnacionais adotaram como prática o despejo de lixo em território alheio. Países africanos como Gana e Somália, que não detêm um controle mais ostensivo de suas fronteiras, estão rotineiramente na lista de desova de lixo perigoso. Neles descarta-se o lixo da informática, o industrial e até o lixo nuclear.

  • Publicações97724
  • Seguidores268392
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações106
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lider-do-pv-condena-importacao-de-lixo-hospitalar/2886483
Fale agora com um advogado online