jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Ligações clandestinas de energia elétrica colocam em risco residências e índios Maxacali MPF expede recomendação para que Cemig e órgãos de atendimento indígena tomem providências urgentes p

0
0
0
Salvar

Governador Valadares. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à CEMIG a adoção de providências, com a máxima urgência, para regularizar e tornar seguras as ligações de energia elétrica em residências dos índios Maxacali.

Para terem acesso à energia elétrica, os índios conectaram o padrão da rede da CEMIG às suas casas por meio de instalações bastante precárias e rudimentares. As conexões foram feitas com arame liso e arame farpado, desencapados, sem qualquer tipo de isolamento, o que pode vir a ocasionar, a qualquer momento, choques elétricos, curto circuito e até incêndios.

O problema foi detectado durante vistoria feita pelo MPF nas aldeias Verde e Topázio, situadas nos municípios de Ladainha e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais.

Segundo o procurador da República Bruno Magalhães, “a situação é de altíssimo risco, pois um incêndio naquelas localidades atingiria gravemente a população indígena, podendo se alastrar para as plantações e matas vizinhas”.

A recomendação também foi encaminhada à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS)

O MPF afirma que é responsabilidade desses órgãos não só verificarem as condições em que vivem os índios, como tomar todas as precauções possíveis para evitar a ocorrência de situações que os coloquem em risco.

Por isso, Funai, Funasa, Sesai e Cemig devem, cada um dentro de sua esfera de atribuição, de forma isolada ou em conjunto, tomar providências urgentes para regularizar a situação, sob pena de serem responsabilizados por eventual omissão.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal em Minas Gerais

(31)

No twitter: mpf_mg

  • Publicações724
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ligacoes-clandestinas-de-energia-eletrica-colocam-em-risco-residencias-e-indios-maxacali-mpf-expede-recomendacao-para-que-cemig-e-orgaos-de-atendimento-indigena-tomem-providencias-urgentes-p/3111091
Fale agora com um advogado online