jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Ligações de celular em viagens dentro do país podem ficar isentas de taxas adicionais

Publicado por Senado
há 11 anos
1
0
0
Salvar

Clientes que fizerem ligações telefônicas de locais que não sejam aqueles em que a linha foi registrada não precisarão pagar adicional de chamada. É o que estabelece projeto de lei ( PLS 85/2013 ) do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O objetivo, segundo o autor, é baratear as contas dos usuários de celular que fazem ligações durante viagens a outras cidades.

"Os usuários da telefonia móvel no Brasil pagam uma taxa adicional quando utilizam os telefones móveis fora da área de origem. Esse ônus encarece muito a conta telefônica dos usuários", explica o autor da proposta.

A cobrança das taxas de serviço - conhecido também como roaming nacional - poderá ser proibida desde que a rede utilizada nas ligações pertença à empresa já contratada pelo usuário.

Segundo Raupp, não há mais necessidade de se impor as taxas, já que a maioria das empresas hoje usam suas próprias redes.

- A cobrança do roaming somente era justificada no início do uso da telefonia celular, quando as empresas precisavam se utilizar das redes de outras operadoras para assegurar aos usuários a possibilidade de telefonarem estando em outras localidades. Atualmente, esse argumento não é mais válido, pois quase todas as operadoras utilizam suas próprias redes.

O PLS 85/2013 tramita em caráter terminativo na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), onde aguarda recebimento de emendas e designação de relator.

  • Publicações54073
  • Seguidores268528
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações164
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ligacoes-de-celular-em-viagens-dentro-do-pais-podem-ficar-isentas-de-taxas-adicionais/100412252
Fale agora com um advogado online