jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Mais quatro Comarcas do AM estão com Processo Judicial Digital

As Comarcas de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Alvarães e Uarini já realizam procedimentos judiciais utilizando apenas a Internet.

há 11 anos
0
0
0
Salvar

A instalação do sistema de Processo Digital Judicial (Projudi) continua avançando em todo o Estado. A Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contemplou mais outros quatro municípios com a implantação do sistema.

As Comarcas de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Alvarães e Uarini, todas no interior do Amazonas, já podem usufruir das vantagens do programa, que pode ser utilizando através da Internet, permitindo a completa substituição do papel por autos processuais.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do TJAM, Messias Andrade, o sucesso da implantação do Projudi e posteriormente da virtualização dos processos das Varas está associado também ao comprometimento dos servidores, diretores de secretarias e principalmente dos magistrados. "Comprar a ideia de que o sistema vai melhorar as rotinas cartorárias e a qualidade de vida de todos os envolvidos é fator fundamental para a implantação do programa e virtualização dos processos", disse.

Messias destaca que em Benjamin Constant a implantação e virtualização dos processos estão adiantados, visto que os servidores têm conhecimento de informática e estão motivados com a instalação do processo eletrônico. "O juiz de Direto que responde pelas Varas de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, Glen Hudson Machado, está dando total apoio à implantação do sistema e a ideia é de que em 60 dias todos os processos estejam virtualizados", disse Messias.

Com o Projudi, advogados e cidadãos podem efetuar suas solicitações nos Juizados Especiais utilizando somente a Internet. Os pedidos são registrados eletronicamente, com distribuição e cadastramento automático do processo, eliminando a necessidade de utilizar papel. O resultado é uma Justiça ágil, diminuição de custos e qualidade de atendimento às partes que acessam o sistema, além de facilidades de acesso a juízes e advogados, que podem resolver questões urgentes sem comparecer à sede da Justiça.

Mais de 20 Comarcas já estão com o peticionamento eletrônico: Alvarães, Autazes, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé, Envira, Guajará, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Tabatinga.

A previsão é a de que em outubro deste ano o Projudi esteja implantado em todas as Comarcas do interior do Amazonas.

Giselle Campello

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones

TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

Telefones

Corregedoria: (092) 2129-6672

Telefones

Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-quatro-comarcas-do-am-estao-com-processo-judicial-digital/100474209
Fale agora com um advogado online