jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Marcos Rotta envia requerimento ao Ministério das Relações Exteriores

0
0
0
Salvar

Para levar ao conhecimento do governo federal os últimos acontecimentos contra turistas brasileiros, principalmente amazonenses, na Venezuela, o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) enviou nesta segunda-feira (13) um requerimento ao Ministério das Relações Exteriores. O documento foi assinado por todos dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e aprovado na manhã de hoje pelo plenário da Casa.

No requerimento, Rotta expõe ao ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, as situações de constrangimentos, humilhações, agressões e extorsões pelas quais são submetidos os amazonenses dentro do território da Venezuela.

Na avaliação do deputado, por meio do requerimento o ministro tomará ciência da situação de vulnerabilidade à qual os turistas amazonenses estão expostos naquele país, além de solicitar que sejam tomadas as providências cabíveis. “O governo federal terá de se posicionar de forma dura em relação a esse tema. Afinal de contas, nestes casos, a diplomacia entre as duas nações é ferida. Por isso, ele deverá tomar uma atitude rigorosa”, comentou Rotta.

Marcos Rotta também se antecipou e enviou um ofício à consulesa da Venezuela em Manaus, Carmen Novas Reyes, informando sobre os fatos e pedindo providências. “Pelo grau de importância da situação de total desrespeito, me antecipei e enviei um ofício à consulesa relatando todos os absurdos aos quais os turistas amazonenses estão sendo submetidos naquele país. Antecipei-me porque a visita à sede do consulado estava marcada somente para o dia 24. Mas acredito que, de posse de informações e relatos, a consulesa deve nos dar uma resposta o quanto antes”, afirmou o parlamentar. Teor do documento

Segundo Rotta, tanto o requerimento quanto o ofício enviados ao ministério e ao consulado foram substanciados por reclamações registradas junto à Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-ALEAM).

De acordo com relatos registrados na Comissão, os turistas estão sendo submetidos a revistas constrangedoras, principalmente as mulheres; e são intimidados por policiais armados com metralhadoras, que praticam extorsão na estrada, a caminho de Margarita. Além disso, no último dia 20 de janeiro, o condomínio onde estava hospedado um grupo de 50 amazonenses sofreu um arrastão. Os assaltantes levaram objetos pessoais, dinheiro e jóias dos turistas.

TEXTO: Assessoria do deputado

Fonte: Diretoria de Comunicação

  • Publicações16970
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marcos-rotta-envia-requerimento-ao-ministerio-das-relacoes-exteriores/3019913
Fale agora com um advogado online