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30 de Abril de 2024

Marcus Faria Figueiredo: A CPI tenta minar o poder político do PT na Petrobras

Publicado por A TARDE On Line
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Afala é pausada, mas as ideias são firmes. É com a ponderação herdada em anos de pesquisa que o professor Marcus Figueiredo, do programa de pós-graduação em sociologia e ciência política do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj), analisou os temas da ordem do dia quando o assunto é mídia e política. Esta entrevista com o repórter Vítor Rocha para ser melhor enquadrada cabe em um bate-papo. Nela, o professor partiu da análise da criação do blog Fatos e Dados, da Petrobras, para definir os objetivos que levaram o Congresso a criar a CPI para investigar supostas irregularidades na empresa. É visível a intenção de minar a capacidade de governança do PT (na Petrobras). O blog, batizado de Fatos e Dados, portanto, seria o antídoto, a autoproteção da empresa, sobre a pressão da opinião pública.

O fim do diploma de jornalismo também entrou como tema da entrevista. Algo que o professor considerou gravíssimo por desorganizar uma profissão, e suas competências técnicas, consequentemente.

Ele reforça as capacidades intelectual e técnica do jornalista para transformar os diversos fatos em notícia. Considera, também, perigoso o precedente aberto sobre a desregulamentação de profissões. Outro tema debatido é a antecipação cada vez maior das campanhas eleitorais. Neste quesito, o professor Figueiredo não vê saída: as campanhas são permanentes no nosso modelo de democracia.

A TARDE | Professor Figueiredo, como o senhor avalia a estratégia de comunicação da Petrobras com a criação do blog Fatos e Dados para divulgar a íntegra das informações repassadas aos jornalistas?

Marcus Figueiredo | É uma atitude nova e criou uma polêmica muito grande sobre a revelação das fontes dos jornalistas. A implicação disto é realmente complicada, porque há uma cobrança de que a atuação da Petrobras, em termos de comunicação com o público em geral, seja o mais transparente possível. Mas, ao mesmo tempo, os jornalistas, ao serem tomados de surpresa com a divulgação dos assuntos, das respostas e das perguntas, perde a exclusividade jornalística. É um conflito de interesse entre a Petrobras e a empresa jornalística. Não há nenhuma questão de natureza ética nisso, porque o tratamento que a Pet...

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