jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Marquinhos Trad quer atendimento aos portadores de esclerose múltipla

0
0
0
Salvar

O Sistema Único de Saúde de Mato Grosso do Sul pode ser obrigado a prestar atenção integral às pessoas portadoras de esclerose múltipla. O projeto de lei neste sentido foi apresentado na sessão desta quinta-feira, dia 26, pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB).

Pela proposta, o Poder Executivo deverá garantir tratamento adequado aos portadores da doença crônica com a criação do Programa Estadual de Atendimento Diferenciado aos Portadores de Esclerose Múltipla.

A intenção de Marquinhos é o desenvolvimento de ações de saúde para minimizar danos e incapacidades para os portadores da doença com atendimento hospitalar e ambulatorial; ações de esclarecimento e orientação; oferecimento de medicamentos, sob acompanhamento médico e realização de exames periódicos.

O projeto também prevê prioridade de atendimento em áreas de apoio como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional; prioridade na distribuição gratuita de medicamentos e atendimento gratuito familiar.

Doença Crônica - A esclerose múltipla ou esclerose disseminada é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, com maior incidência em mulheres e pessoas brancas. Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente: fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora. O doente sente dificuldade para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigamento em partes do corpo.

Em alguns casos a doença pode provocar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência sexual. Nos estágios mais graves da doença, pode ocorrer um comprometimento respiratório.

Isto pode acarretar episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez, para minimizar o desconforto do paciente e coibir uma piora do seu estado geral.

* com informações da Wikipedia

  • Publicações6582
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações70
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marquinhos-trad-quer-atendimento-aos-portadores-de-esclerose-multipla/2017671
Fale agora com um advogado online