jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Médicos do SUS não podem ser processados pelo paciente.

Vide Repercussão Geral de nº 940 do STF.

Publicado por Brunna Pires
há 2 anos
1
0
0
Salvar

A matéria constante na Repercussão Geral de nº 940 do STF, esclarece a responsabilidade civil do agente público relacionada aos danos causados pelo Estado. Trazendo para a nossa realidade, seria o caso em que um médico que atua pelo SUS causa um dano ao seu paciente.

O STF entendeu que é hipótese de ilegitimidade de parte. Dessa forma, não há que se falar em mover uma ação diretamente contra o médico. O paciente que deseja obter seu direito de reparação em razão de eventual dano sofrido, deverá ingressar contra o ENTE PÚBLICO (União, Estado ou Município).

Uma vez comprovada a ocorrência do dano, o Ente Público tem o direito/dever de ingressar com ação regressiva em desfavor do profissional, na intenção de ressarcir o prejuízo causado ao erário.

Aos colegas advogados: ilegitimidade de parte é matéria de ORDEM PÚBLICA, podendo ser arguida na contestação ou em qualquer momento processual. Dessa forma, não se discute a denunciação à lide nem o ato de acrescentar o profissional no polo passivo como estratégia jurídica, vez que ao ser acionado judicialmente, ele deverá ser excluído do litígio por força da questão formal já pacificada pelo STF.

  • Sobre o autor- Direito Médico, Odontológico e da Saúde • Goiânia/GO
  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2050
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medicos-do-sus-nao-podem-ser-processados-pelo-paciente/1353809009
Fale agora com um advogado online