jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Medo da dor do parto é o principal motivo de opção por cesárea

0
0
0
Salvar

16 de janeiro de 2015

Fonte: Folha de S. Paulo

Das gestantes da rede pública que relataram preferência pela cirurgia, 83% atribuíram a decisão ao receio de sofrer

Estudo mostrou ainda que só 5% das gestantes usaram práticas da OMS de assistência adequada ao trabalho de parto

Quando soube que estava grávida, a professora Fabiana Diógenes, 34, de São Paulo, logo avisou sua obstetra: queria que seu parto fosse cesariano, para não sentir dor.

"A médica tentou conversar comigo, mas eu estava decidida, diz."Minha preocupação era que minha filha não nascesse antes do tempo."

A administradora Mariana Ferreira Olivieri de Souza, 30, também optou pela cesariana por causa do receio de sentir dores e de ter complicações no nascimento de seu filho Vitor, de oito meses.

" Minha médica expôs os prós e contras de cada tipo de parto, e optei pela cesárea. "

O medo é comum, segundo um estudo da Fiocruz com dados de 24 mil gestantes de 266 maternidades públicas e privadas do país, e é o principal motivo que leva as mulheres a escolher a cesariana no Brasil. Hoje, 56% dos partos no país são feitos dessa maneira. Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou medidas para mudar essa quadro.

A pesquisa mostrou que, entre as mães de primeira viagem da rede pública, 83% citaram o medo da dor do parto como principal razão para preferir a cesárea. Na rede privada, 69% disseram o mesmo.

Em seguida, na lista de motivos para a escolha da cesárea, aparecem fatores como relatos de amigas e familiares e problemas de saúde.

Mais mulheres atendidas na rede privada afirmaram ainda que a cesariana está associada a um bom padrão de atendimento e traz maior segurança para o bebê.

"A cesárea virou bem de consumo. No setor privado, acredita-se que ela é tão segura quanto o parto normal. Se ela é segura igual, prática e cômoda, por que não?", questiona Rosa Domingues, epidemiologista da Fiocruz e uma das autoras do estudo.

O editorial do projeto Nascer no Brasil, do qual o estudo da Fiocruz faz parte, aponta ainda que a cesárea vem sendo uma opção para minimizar o sofrimento do parto normal," que quase sempre ocorre com muita dor ".

Ainda segundo a pesquisa, menos de 5% das mulheres utilizaram práticas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para uma assistência adequada ao trabalho de parto.

"Mulheres no mundo todo têm medo da dor. A questão é como lidar com ela", diz Domingues. Ela cita o exemplo da Inglaterra, onde as grávidas fazem cursos sobre como amenizar o sofrimento com massagens, caminhadas, água quente e anestesia.

" Não é uma questão de só baixar o número de cesáreas, mas oferecer um bom parto normal para que as mulheres não fujam dele ", diz.

A pesquisa da Fiocruz apontou ainda que quase 70% das mulheres tinham o parto normal como preferência inicial.

Para Rita de Cássia Sanchez, coordenadora da maternidade do hospital Albert Einstein, o baixo número desse tipo de parto no fim mostra que essa escolha não tem recebido tanto apoio.

"Precisamos informar a gestante que ela não precisa ter medo e há formas de amenizar a dor. Mas o que acontece no meio desse caminho? Será que não é o médico que está gerando insegurança?"

Com seus 56% de partos realizados por cesárea, o Brasil é campeão mundial nesse tipo de procedimento, segundo a OMS. A entidade estipula uma taxa máxima de 15% de cesarianas, porque o excesso de cirurgias pode trazer mais danos, como nascimentos prematuros, do que benefícios.

Poucos países, como Bélgica e Noruega, porém, atingem esse índice. Sanchez diz que a meta poderia ser algo em torno de 30% (taxa dos EUA), considerando que as mulheres têm engravidado mais tarde e isso pode trazer mais riscos e dificuldades para o parto normal.

MARIANA VERSOLATO EDITORA-ASSISTENTE DE" CIÊNCIA "E" SAÚDE "

  • Publicações3214
  • Seguidores250837
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medo-da-dor-do-parto-e-o-principal-motivo-de-opcao-por-cesarea/160776924
Fale agora com um advogado online