jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Membros da mesma família fraudavam a Previdência no Rio

1
0
0
Salvar

A Força-Tarefa Previdenciária cumpre, na manhã desta quinta-feira (20), quatro mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A ação combate fraudes em benefícios previdenciários de um grupo criminoso composto por uma advogada e seus familiares.

A advogada já havia sido presa em 2015, durante a operação Boneco, também da Força-Tarefa Previdenciária. Mesmo após a prisão da advogada, contudo, o grupo criminoso continuava recebendo aposentadorias e pensões previdenciárias, concedidas para os integrantes da quadrilha. O grupo usava os próprios nomes ou de personagens criados por eles, valendo-se de documentos falsos para comprovar a condição de dependentes, como cônjuges, companheiros ou filhos menores de idade; ou de certidões de casamento e de nascimento e de comprovação de tempo de contribuição em vínculo empregatício inexistente.

As investigações revelaram ainda que o grupo atuava desde a década de 1990, praticando fraudes em benefícios previdenciários. O prejuízo causado pelo pagamento dos 14 benefícios identificados pela Inteligência Previdenciária totaliza o valor de R$ 2,9 milhões. No entanto, a interrupção dos pagamentos dos benefícios fraudulentos evitará um desvio de mais R$ 9 milhões, levando-se em consideração o tempo em que seriam pagos, com base na expectativa de vida média da população brasileira.

Os investigados responderão pelos crimes de uso de documento falso e de estelionato previdenciário.

A operação teve a participação de 32 policiais federais e três servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Recebeu o nome de “Em Família”, em alusão ao fato de que os fraudadores pertencem à mesma família, usando os próprios nomes ou de personagens criados.

Força-Tarefa Previdenciária – A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, combatendo de maneira integrada os crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a COINP é a área de inteligência responsável por identificar e analisar as distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.









Fonte: Secretaria de Previdência Social

Data da noticia: 21/09/2018

  • Publicações30288
  • Seguidores632700
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membros-da-mesma-familia-fraudavam-a-previdencia-no-rio/628409258
Fale agora com um advogado online