jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Mesquita critica código de mineração brasileiro e pede mudanças

0
0
0
Salvar

O deputado Roberto Mesquita (PV) criticou na sessão plenária desta terça-feira (07/02) o código de mineracao brasileiro. Para o parlamentar, a legislação em vigor beneficia as empresas detentoras de tecnologia em detrimento aos proprietários de terras possuidoras de jazidas. Ele disse que é preciso pressionar a bancada federal para que esse debate chegue ao Congresso Nacional e a lei seja modificada.

Segundo Roberto Mesquita, pelo código de mineracao, as riquezas no subsolo brasileiro pertencem ao Governo Federal e os direitos de exploração de minerais são obtidos no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Quando uma empresa encontra jazidas minerais, ela pode explorar os recursos, e o proprietário da terra, muitas vezes é obrigado pela Justiça a permitir a

intervenção em sua propriedade.

“O legislador criou uma lei para beneficiar poucos, e não como deve ser para abranger e melhorar a vida de todos. É uma lei que privilegia os Eikes Batistas do Brasil”, disse Mesquita.

O deputado entende que o código beneficia as empresas que possuem conhecimento e tecnologias modernas para identificar e explorar as minas. Enquanto o pequeno agricultor, que não tem essa condição, não consegue usufruir dessas fontes, e se vê obrigado a ceder suas terras por um retorno financeiro mínimo.

“Muitas das informações utilizadas por essas empresas foram advindas de pesquisas feitas por órgãos bancados com recursos do povo brasileiro. O homem do campo é sacrificado para fabricar bilionários e milionários. Essa legislação é perversa e arcaica”, criticou Roberto.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL, deputado Dedé Teixeira (PT), disse que já houve um avanço no Brasil em relação a distribuição dos royalties do petróleo. Para ele, é preciso intensificar o debate em relação aos minérios para que haja avanços no setor também.

“Essa é uma discussão que devemos tratar mesmo que embrionariamente. Aqui estou dando um grito sinaleiro para que se modifique essa legislação e a tão falada justiça no campo seja levada a todos”, completou Roberto Mesquita.

DA/LF

  • Publicações25325
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mesquita-critica-codigo-de-mineracao-brasileiro-e-pede-mudancas/3012256
Fale agora com um advogado online