jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Minha mãe contratou um empréstimo, mas faleceu. Preciso continuar pagando?

Publicado por Renan Durso
há 3 anos
1
0
5
Salvar



A primeira questão a ser verificada é se o contrato de empréstimo possuía seguro para caso de falecimento. Caso o seguro tenha sido contratado, a dívida extingue-se com o óbito.

De outro modo, caso não tenha ocorrido a contratação do seguro, a dívida decorrente do empréstimo poderá atingir somente a herança recebida.

Como exemplo, imagine que as parcelas restantes do empréstimos totalizavam dez mil reais e o herdeiro recebeu como herança um bem no valor de cinco mil reais. Neste caso, a credora do empréstimo poderá cobrar o herdeiro até o limite de cinco mil reais.

Se o herdeiro não receber qualquer bem ou valor como herança, ele não será responsável por qualquer dívida deixada, não tendo que pagar as parcelas restantes.

Em caso de dúvidas, busque a orientação de um advogado.

Gostou do post? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

#direitodefamilia #advogadodefamilia #advocaciacivel #advogada #advogado #emprestimobancario #falecimentodotitular

  • Sobre o autorAdvogado especialista na área da saúde. l
  • Publicações161
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações383
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/minha-mae-contratou-um-emprestimo-mas-faleceu-preciso-continuar-pagando/1207061923
Fale agora com um advogado online