jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Ministério Público analisa greve dos professores da rede estadual

0
0
0
Salvar

Ministério Público Estadual está estudando a legalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino. A paralisação já é a mais longa dos últimos 20 anos em Minas Gerais e já dura 94 dias. Na última assembleia realizada esta semana, os professores decidiram continuar com o movimento grevista por tempo indeterminado.

Segundo informação do Governo de Minas, caso o MP entenda que a greve é ilegal, o órgão poderá entrar na Justiça pedindo o fim da paralisação. Isso porque a categoria rejeitou a proposta apresentada pelo Governo, no último dia 31. O Estado oferece pagamento de piso de R$712,20 para uma jornada de 24 horas semanais, a partir de janeiro de 2012.

Segundo a direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), o Estado não está cumprindo a Lei 11.738, de 2008, que exige o pagamento imediato do piso de R$1.187,97. No entanto, o Governo garante que cumpre a determinação do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Ensino, 46 escolas estão totalmente paralisadas, enquanto que 781 estão parcialmente em greve. Em Uberaba não existe um balanço oficial de quantas escolas e professores aderiram ao movimento. Porém, a direção do Sind-UTE diz que a adesão é baixa. (Jornal da Manhã)

  • Publicações10611
  • Seguidores98
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações581
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-analisa-greve-dos-professores-da-rede-estadual/2833656
Fale agora com um advogado online