jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024

Ministério Público Eleitoral impugna candidatura de Ataídes de Oliveira

Candidato ao Senado foi condenado por órgão colegiado.

há 6 anos
0
0
0
Salvar

O Ministério Público Eleitoral impugnou a candidatura de Ataídes de Oliveira ao Senado, por considerá-lo inelegível devido condenação proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral no Tocantins.

Em 2012, Ataídes Oliveira foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$229.588,90 (duzentos e vinte e nove mil, quinhentos e oitenta e oito reais e noventa centavos), por ter feito doação eleitoral acima do limite permitido por lei.

O que diz a lei

Lei Complementar n. 64/1990 (redação da LC nº 135/2010):

Art. 1º São inelegíveis:

I - para qualquer cargo:

(...)

p) a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, pelo prazo de 8 (oito) anos após a decisão, observando-se o procedimento previsto no art. 22.

Veja aqui a íntegra da ação de impugnação.

Assessoria de Comunicação SocialProcuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7298 | 3219-7238
prto-ascom@mpf.mp.br | Twitter: @mpf_to

  • Publicações37267
  • Seguidores710
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-eleitoral-impugna-candidatura-de-ataides-de-oliveira/613539597
Fale agora com um advogado online