jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Ministro do STF defende adoção de sistema eleitoral proporcional misto

Publicado por Câmara dos Deputados
há 13 anos
0
0
0
Salvar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli defendeu há pouco, em audiência da Comissão Especial da Reforma Política, a adoção do sistema eleitoral proporcional misto. Por esse sistema, não haverá distrito eleitoral. O eleitor votaria duas vezes: uma na lista partidária e outra no candidato da sua preferência. Dessa forma, metade dos deputados seria eleita pela lista e a outra metade pelo voto nominal.

Segundo o ministro, os críticos ao sistema proporcional misto afirmam que ele é muito complexo e que o brasileiro não saberia votar. O brasileiro hoje é o povo mais politizado que conheço, disse Toffoli, que é presidente da comissão de juristas criada pelo Senado para elaboração do anteprojeto de um novo Código Eleitoral.

A audiência pública da Comissão Especial de Reforma Política foi sugerida pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA). O debate prossegue no plenário 11.

Continue acompanhando a cobertura deste evento.

Tempo real: 09:03 - Comissão ouve ministro do STF sobre reforma do Código Eleitoral

  • Publicações97724
  • Seguidores268406
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-stf-defende-adocao-de-sistema-eleitoral-proporcional-misto/2704754
Fale agora com um advogado online