jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Ministros do Supremo lamentam assassinato da vereadora do Rio de Janeiro

Publicado por Consultor Jurídico
há 6 anos
1
0
0
Salvar

A morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) se tornou pauta na sessão do Supremo Tribunal Federal desta quinta-feira (15/3). A destinação de verbas do Fundo Partidário às candidatas mulheres foi a pauta do dia, o que aproximou o tema em debate com o assassinato.

A ministra Rosa Weber falou diretamente às advogadas que fizeram sustentação oral na sessão: “Marielle, presente!”, como na frase que tem sido entoada nas manifestações sobre o caso. “Nós, mulheres, temos que de fato não abandonar a luta. Por nossas mortas, nenhum minuto de silêncio, mas uma vida de luta”, disse a ministra.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, havia divulgado uma declaração: “Morre uma mulher. No caso de Marielle, morre um pouco cada uma de nós. Fica viva sua luta por Justiça e igualdade. E o nosso compromisso de continuar com ela. Assim, ela continua conosco. Para sempre Marielle!”.

Pouco antes de encerrar a sessão, a presidente do Supremo retomou o assunto. Segundo ela, a despeito de as mulheres terem avançado quanto à igualdade, ainda falta muito. “Chegamos sim a alguns cargos, mas nem por isso deixamos de sofrer discriminação. Não se enganem quanto a isso”, afirmou depois de alguns colegas mencionarem que a presidência do Supremo e a do Superior Tribunal de Justiça, com a ministra Laurita Vaz, além da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria-Geral da União, com Grace Mendonça e Raquel Dodge, serem encabeçadas por mulheres.

Interrogações
Cármen respondeu que deveriam ser colocadas algumas interrogações no artigo da Constituição, que trata dos direitos fundamen...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10995
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministros-do-supremo-lamentam-assassinato-da-vereadora-do-rio-de-janeiro/556432865
Fale agora com um advogado online