jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Mito ou Verdade? A Ritalina tem mesmo o poder de ‘turbinar’ cérebros saudáveis?

Publicado por Coruja Concurseira
há 9 anos
11
0
2
Salvar

Indicada para transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a Ritalina tem sido usada por estudantes que buscam melhor desempenho em provas e concursos.

Apesar da fama que lhe rendeu o apelido de "pílula da inteligência", a psicóloga Silmara Batistela decidiu investigar o tema ao perceber a popularização da prática de doping mental. O objetivo da pesquisadora era avaliar se o consumo do medicamento, realmente trazia vantagens cognitivas.

Foram selecionados 36 jovens saudáveis de 18 a 30 anos que foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: um deles tomou placebo e os outros três receberam uma dose única de 10 mg, 20 mg ou 40 mg da medicação.

Depois de tomarem a pílula, os participantes foram submetidos a uma série de testes que avaliaram atenção, memória operacional e de longo prazo e funções executivas..

O uso não alterou a função cognitiva. A única diferença foi que os que tomaram a dose maior relataram uma sensação subjetiva de bem-estar maior em comparação aos demais. Ou seja, a Ritalina não promove melhora cognitiva em pessoas saudáveis.

Uma pesquisa da Unifesp mostrou que o medicamento não beneficia a atenção, a memória e as funções executivas (capacidade de planejar e executar tarefas) em jovens sem TDAH.

Segundo o diretor do PROAD da Unifesp, Dartiu Silveira, “a pessoa fala que consegue estudar a noite inteira com o remédio. Isso é porque ela fica acordada e não porque tem uma melhora na atenção".

Existem muitos perigos relacionados ao uso inadequado da Ritalina. O seu consumo aumenta os riscos de problemas do coração e pode levar a um quadro de arritmia cardíaca. Tratando-se de uma anfetamina, a droga apresenta também um potencial de abuso, razão pela qual é controlada e só pode ser comprada com receita especial.

Portanto caro amigo concurseiro, esqueça essa ideia de “potencializar” seus estudos com pílulas de inteligência. Utilize métodos mais saudáveis e eficientes. Tenha planejamento e uma boa estratégia definida.

Para ajudar você a potencializar seus estudos com planejamento e estratégia de forma eficaz, o professor e Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente um Guia de Estratégias para Concursos. Baixe gratuitamente clicando aqui.


com informações de Uol

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mito-ou-verdade-a-ritalina-tem-mesmo-o-poder-de-turbinar-cerebros-saudaveis/227369267
Fale agora com um advogado online