jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

MJ e SDH assinam acordo para localização de desaparecidos políticos

há 14 anos
0
0
0
Salvar

Brasília, 13/07/10 (MJ) - O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto e o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em atuação conjunta com a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, assinam nesta terça-feira (13), acordo de cooperação para fomentar os trabalhos de localização e identificação dos desaparecidos durante a ditadura militar no país.

O acordo permitirá a cooperação mútua e o intercâmbio de ações para localizar e identificar os restos mortais de pessoas desaparecidas por motivos políticos no período entre 1961 a 1988, conforme definido pela Lei 9.140, de 4 de dezembro de 1995.

Com o acordo, os trabalhos deverão ser iniciados neste semestre. Estão previstas investigações em cemitérios de São Paulo (SP), bem como a análise de restos mortais já encontrados, como os do cemitério de Perus, entre outras localidades. Esse esforço faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade, pelo qual a Secretaria de Direitos Humanos busca contribuir para o resgate da história recente do país e assegurar o direito das famílias em enterrar seus mortos.

Saiba Mais

  • Publicações7213
  • Seguidores624088
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mj-e-sdh-assinam-acordo-para-localizacao-de-desaparecidos-politicos/2279000
Fale agora com um advogado online