jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

MP do Brasil adere à nota internacional em apoio ao Ministério Público da Argentina

Alterações na Lei Orgânica afetariam a independência e a autonomia da instituição argentina

há 8 anos
0
0
0
Salvar

O Ministério Público Brasileiro, representado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aderiu, nesta terça-feira, 25 de outubro, a uma nota da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP) que alerta para o projeto de alteração da Lei Orgânica do Ministério Público Federal da Argentina. Onze procuradores-gerais aprovaram a manifestação de apoio ao MP da Argentina. Após divulgação da nota, houve suspensão da tramitação do projeto de lei naquele país.

As modificações propostas colocariam em risco a independência e a autonomia da instituição. Uma delas submete ao Poder Legislativo a escolha dos diretores e titulares das promotorias especializadas.

A nota desta terça-feira destaca a Declaração Conjunta de Lisboa (clique aqui para ver), também assinada por Janot neste mês, na qual os chefes dos Ministérios Públicos Ibero-Americanos afirmam que a independência e a autonomia do MP são valores essenciais para a consolidação do Estado de Direito. “O Ministério Público deve exercer suas funções inspirado pelo interesse público, vinculado a critérios rígidos de legalidade e objetividade e somente sujeito à Constituição e à lei”, pontua o documento.



Veja a íntegra da nota.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal



  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-do-brasil-adere-a-nota-internacional-em-apoio-ao-ministerio-publico-da-argentina/399465512
Fale agora com um advogado online