jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MP e Polícia Civil: apuração conjunta sobre concursos realizados pela UEG

1
0
0
Salvar

A promotora Sandra Mara Garbelini, em substituição na 11ª Promotoria de Justiça de Anápolis, e o delegado adjunto da Delegacia Estadual de Investigação Criminal, Gilson Mariano Ferreira, comunicaram, na manhã de hoje (27/2), que irão trabalhar em conjunto para apurar eventual fraude na realização de concursos públicos coordenados pelo Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A promotora esclareceu que recebeu nesta segunda-feira (25/2) diversas representações presenciais e via e-mail pedindo a elucidação dos fatos e, de imediato, instaurou inquérito civil público, requisitando à Diretoria do Núcleo de Seleção da UEG esclarecimentos sobre a metodologia utilizada na geração do gabarito, com o nome dos servidores responsáveis pela formulação destes; sobre informações relativas ao controle de segurança exercida pela direção quanto aos atos praticados pelos servidores do núcleo na formulação dos gabaritos, especialmente na preservação do sigilo.

Também foi requerida a relação dos nomes de todos os componentes das bancas examinadoras dos concursos e de todos os servidores lotados no núcleo de seleção, assim como de eventuais prestadores de serviço. Foi concedido o prazo de dez dias para o envio das informações.

A promotora requisitou ainda à Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) informações acerca das possíveis irregularidades ocorridas nos certames, especialmente se a realização do concurso continuará sendo feita pelo Núcleo de Seleção da UEG diante da vulneração da credibilidade da instituição, que afeta a licitude dos concursos públicos.

Ela observa que esse procedimento visa buscar a responsabilização civil pelas irregularidades que tiverem sido praticadas. Sob o aspecto criminal, a Polícia Civil também instaurou inquérito policial para apurar eventuais fraudes nos concursos. Uma vez comprovadas, o inquérito é concluído e encaminhado ao MP para, se for o caso, a denúncia criminal.

Candidatos

Candidatos dos concursos realizados pela UEG lotaram o auditório do Ministério Público em busca de informações. A promotora e o delegado, então, receberam uma comissão representativa das quase 300 pessoas que estiveram no MP, na manhã de hoje (27/2). A comitiva também esteve acompanhada de representantes de parlamentares que acompanham o caso. Eles souberam das providências em andamento e aproveitaram para esclarecer dúvidas. E saber dos encaminhamentos que serão dados, conforme os resultados das investigações. (Texto: Cristiani Honório Nayara Pereira, estagiária / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO).

Fotos Manifestantes buscam MP para informações sobre concursos Promotora e delegado: atuação conjunta na apuração dos fatos Manifestantes foram recebidos no auditório do MP

  • Publicações8669
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-e-policia-civil-apuracao-conjunta-sobre-concursos-realizados-pela-ueg/100364570
Fale agora com um advogado online